Como o nome diz é amor por si mesmo, ter um tempo para você mesmo, respeitar seus limites, fazer o que você gosta. Muitas pessoas acham que é egoísmo se colocar em primeiro lugar, mas não é. Ruim é fazer mal a nós mesmo só para agradar ao outro e assim nos tornamos pessoas infelizes.

A falta de amor próprio interfere muito na saúde psíquica, pois quem não se ama e não se cuida tende a se tornar infeliz, se machucar e viver a vida do outro. Precisamos primeiro nos amar, saber nossas habilidades e defeitos para depois amar o próximo.

Muitas pessoas se sentem culpadas quando dizem “não”, mas dizer “não” quando algo te desagradar é psicologicamente saudável, pois não podemos agradar o outro sempre e isto faz parte dos nossos limites.

A psicoterapia pode ajudar a analisar suas relações e seu amor próprio, analisar como estão suas rotinas, suas escolhas e quando não conseguir fazer algo que contribua para o amor próprio, o psicólogo irá investigar o que esta te travando e não deixando você se cuidar e fazer as coisas por você mesmo.

Que tal começar hoje mesmo a cuidar de seu amor próprio, caso não consiga se encontrar sozinho, procure um psicólogo, se precisar posso te ajudar.  

Sem comentários

Deixar uma resposta